Hackathon: um glossário para você sempre consultar

O hackathon, que é uma maratona de programação, reúne programadores, designers, consultores, empresas, especialistas em inovação e outros diversos profissionais, com o objetivo de aprender sobre novas tecnologias e ferramentas digitais e de desenvolver projetos de software ou outras soluções tecnológicas que resolvam problemas reais e específicos.

Para se sair bem diante desse desafio, você não precisa ser necessariamente da área de programação, mas precisa conhecer alguns termos que serão usados no evento. Existem aqueles ligados à programação, aqueles que exemplificam o contato entre os participantes, e até mesmo termos ligados à aprendizagem.

Para você conhecer todas as expressões e se sentir ainda mais confortável e inspirado em uma maratona de programação, separamos os principais termos presentes no hackathon que você precisa conhecer e montamos um glossário para que dê o seu melhor na maratona! Confira o hackathon significado:

No hackathon significado de termos são importantes e é preciso conhecê-los | Foto: Freepik

Dev

O dev é a abreviação de developer, que significa desenvolvedor, em português. São profissionais que escrevem e que criam softwares, pessoas essenciais que fazem parte das equipes do hackathon

Big Data

Esse termo corresponde a grandes conjuntos de dados que precisam passar pelo processamento e pelo armazenamento. Mas não é apenas o volume de dados que define o Big Data, e sim o conjunto de técnicas utilizadas capazes de analisar amplamente e em tempo hábil esse grande volume de dados para gerar resultados importantes. São com esses dados que as soluções serão criadas no hackathon.

Propriedade intelectual

Um dos objetivos do hackathon é a criação de softwares, hardwares e outras soluções tecnológicas. Por isso, o termo propriedade intelectual é amplamente utilizado no evento, já que remete à garantia de atribuição da criação ao autor. 

Blockchain

Esse é outro termo muito utilizado no hackathon. Para trazer maior segurança, o sistema blockchain se baseia na descentralização de informações, permitindo o rastreio do envio e do recebimento de informações pela internet. 

As informações são transformadas em pedaços de códigos on-line e distribuídas entre milhares de pessoas. Assim, as informações são blocos de dados que estão conectados como uma corrente, por isso o nome blockchain. 

Code review

No hackathon, o termo tem o mesmo significado da sua tradução, revisão de código. O hackathon é um evento longo e que requer agilidade, então, é comum que erros passem batido. Por isso, é muito importante tirar um tempo para fazer o code review e garantir a qualidade do código desenvolvido. 

Descompressão

O hackathon é uma maratona, mas também é um espaço de diversão e de interação entre os participantes. O momento de descompressão é aquela pausa nas tarefas, para maior integração das pessoas que estão presentes no evento e para aliviar um pouco a pressão. Quem sabe não surgem novas ideias nesse meio tempo?

Gamification

Em português é gamificação, e é a ludificação de situações dentro do hackathon, por exemplo. É possível usar o design ou a mecânica de jogos em contextos que normalmente não estão relacionados com jogos. O gamification é uma mistura entre competição, diversão e recompensa, torna as atividades mais prazerosas e incentiva resultados práticos.

Hub

A palavra, em inglês, se refere a um aparelho que faz a conexão de computadores a uma rede que permite o compartilhamento de informações entre os dispositivos de qualquer lugar do mundo, ideal em maratonas e eventos como o hackathon. 

GitHub

Essa é uma palavra muito usada no hackathon porque corresponde à rede social de desenvolvedores, uma plataforma on-line de trabalho colaborativo que permite hospedar o código-fonte de projetos que ainda estão sendo desenvolvidos. É possível compartilhar os projetos e trabalhar neles de qualquer lugar. 

Mentoria

É nesse momento que o aprendizado acontece. O hackathon conta com diversos mentores que guiarão os participantes e darão dicas sobre o universo da programação. 

MPV

É a sigla de Minimum Viable Product, que em português é Produto Mínimo Viável. Corresponde ao protótipo do projeto entregue em um hackathon, sendo um tipo de teste antes da execução finalizada e, em grandes empresas, antes da realização de grandes investimentos.

Open Source

Em português, o termo significa código aberto, e é o código-fonte de um software. Ele é compartilhado na rede pelos desenvolvedores e pode ser visto por qualquer um, e, por isso, é utilizado no hackathon. Além disso, é possível adaptá-lo para diferentes objetivos.

Pitch

Utilizado tanto no hackathon quanto no mundo das startups, o pitch é uma breve apresentação entre 3 e 5 minutos que tem como objetivo apresentar o seu projeto e despertar o interesse dos avaliadores. Mostre as informações essenciais e diferenciadas do seu projeto de maneira sucinta, como o mercado que o projeto está relacionado, qual é a solução apresentada e qual é o objetivo do projeto.

Brainstorming

A palavra, em inglês, significa chuva de ideias, e o seu conceito é basicamente esse. O brainstorming é uma atividade que pode ser feita de maneira individual ou em grupo, que busca extrair o melhor da criatividade e da intelectualidade de cada pessoa. 

No hackathon, é o momento de cada um levantar as ideias, pensamentos, experiências, visões e possibilidades. O grupo, então, seleciona e inclui no projeto as ideias mais pertinentes, buscando sempre a inovação e a diferenciação.

Insight

É como aquela lâmpada que surge e acende em cima da sua cabeça quando uma ideia vem com tudo. Não é um conceito palpável, e sim um sentimento. Quando o participante do hackathon tem um insight, algo novo e surpreendente vai aparecer no projeto dele. 

Networking

Net significa rede, enquanto working é trabalho em inglês. Juntos, o networking corresponde à rede de pessoas que compartilham conhecimentos e informações profissionais. No hackathon, o networking pode fazer com que o participante faça novos contatos, tenha ideias novas com a inspiração de outros e melhore o seu projeto.

Meetup

É uma maneira de ter um bom networking. O meetup nada mais é do que aquelas conversas informais, que acontecem de pé mesmo, e pode até mesmo ter comida envolvida. No hackathon, esses encontros são muito frequentes e ajudam os participantes a relaxarem e a engajarem entre si.

Faltou alguma expressão? Comente aqui!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.